Prof. Dr. Luiz Casati Alvares

A 55ª turma de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo apresenta, com muito carinho e orgulho, o Prof. Dr. Luiz Casati Alvares como nome de honra do 32º Congresso Odontológico de Bauru.

Nascido em Descalvado-SP no dia 21 de setembro de 1933, filho de Ruy Alvares e Evangelina Casati Alvares, graduou-se em odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo em 1955.

Iniciou sua vida profissional como cirurgião-dentista em consultório particular no bairro do Paraíso em São Paulo capital. Foi indicado para o cargo de Assistente Extra-Numerário sem vencimentos para Carreira de Radiologia e Eletroterapia, em fevereiro de 1957, na mesma escola em que se formou.

Foi contratado como Professor Catedrático pela FOB-USP para organizar e reger a Cadeira de radiologia e semiologia a partir de março de 1965 e em outubro do mesmo ano defendeu seu Doutorado na FOUSP. Em março de 1968 passou a exercer suas atividades como docente em Regime de Dedicação Exclusiva à Docência e a Pesquisa FOB-USP.

Sua dedicação aos estudos e sua determinação o levaram a uma oportunidade que verdadeiramente mudou as características dado o ensino de Radiologia no país. Discípulo do Professor Le Roy M Ennis da School of Dentistry, University of Pensylvania, USA. Antes de retornar ao Brasil, o Prof. Ennis permitiu que todo o seu material didático fosse duplicado para que o jovem professor iniciasse sua vida acadêmica.

Conhecido por todos como “O Mestre”, sempre dedicou a maior parte do seu tempo ao ensino revolucionando a radiologia com seus manuais de ensino que foram utilizados na FOB-USP e em todo o Brasil. Professor Casati foi responsável direto pela formação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) quando compreendeu a necessidade de sua formação, permitindo que um de seus Professores, José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), dedicasse seus esforços para o tratamento das fissuras lábiopalatinas.

Considerava a Universidade de São Paulo Magnânima. Seguiu todos os passos para progressão na carreira e tornou-se Professor Titular do Departamento de Estomatologia da FOB-USP em 1973. Foi Chefe de Departamento, Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação, Vice-diretor e Diretor de 1978 a 1981.

Autor de um livro de Radiologia e inúmeros manuais de ensino, formou aproximadamente 3.000 alunos (Graduação e Pós-Graduação).

Aposentou-se em abril de 1990 da Universidade de São Paulo e continuou suas atividades docentes montando uma nova equipe de trabalho seguindo a mesma filosofia na Universidade do Sagrado Coração (USC) por mais 22 anos.

Exigente e estudioso, amoroso e gentil, seu amor a universidade só não era maior que o amor de sua vida Therezinha Gabos Alvares, com quem viveu por 58 anos. Teve quatro filhos, Ana Lúcia, Luis, Luciana e Fábio, e seis netos, Ana Carolina, Luiz Felipe, João Otávio, Luiz Henrique, Manuela e João Pedro.

Professor Casati, de personalidade e atitudes inesquecíveis, nos deixou em outubro de 2016, mas seu legado estará para sempre na universidade que tanto amava.

Sejam todos bem-vindos ao 32° Congresso Odontológico de Bauru “Prof. Dr. Luiz Casati Alvares”!