O Congresso

Há 32 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) iniciou uma programação científica no mês de maio, como parte de seu calendário anual, possibilitando maior interação da comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas odontológicas. Esta ideia concretizou-se com atividades que caracterizaram as chamadas jornadas odontológicas (Jornada Odontológica de Bauru- JOB) por mais de duas décadas, transformando-se a partir de sua 22a edição, no ano de 2009, em congresso, o Congresso Odontológico de Bauru (COB).

Equipe Organizadora

Esta expressividade consolidada é fruto do compromisso da comunidade acadêmica, com o objetivo de contribuir cientifica e socialmente com alunos e profissionais das áreas odontológica e afins. A continuidade de trabalho articulado entre as sucessivas comissões organizadoras, formadas principalmente por alunos da Graduação e Pós-Graduação, sob a supervisão de professores que atuam como Coordenadores Científicos, tem sido uma estratégia bem-sucedida.

Professores e Coordenadores

O 32º Congresso Odontológico de Bauru, que nesta edição homenageia o renomado Prof. Dr. Luiz Casati Alvares , conta com a organização de professores da graduação do Curso de Odontologia da FOB-USP, como: Prof. Dr. Thiago Cruvinel da Silva e Profª. Drª. Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando como coordenadores do Científico e Prof. Dr. Adilson Yoshio Furuse como coordenador do Comercial e com os alunos de graduação da Turma LV do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru.


No dia 20 de outubro de 2018, promovemos o Simpósio A prática teórico-clinica em função do bem estar do paciente:

Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim

“Disfunção temporomandibular e comorbidades dolorosas: associação clínica e mecanismos envolvidos”

Prof. Dr. Leonardo Perez Faverani

“A inclusão do aluno de graduação no contexto da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial: métodos ativos para o melhor ensino-aprendizado”

Prof. Dr. Sérgio Kiyoshi Ishiquiriama

“Estética do sorriso e o bem-estar”

Prof. Dr. Ivan Yoshio O Facciriolli

“Workshop: fotografia odontológica”

Nesse pré-evento foi realizada atividade de ação comunitária, na qual os congressistas são convidados a doarem 1kg de alimento não perecível ou R$ 5,00 para a compra desses itens, os quais serão doados a instituições carentes locais.

Pelo zelo na sua organização, a tradição de realização e o forte intuito de contribuir com a formação do profissional, com reflexos na melhoria do atendimento ao paciente, temos a certeza da relevância deste evento, continuando com o trabalho realizado pela FOB-USP por 30 anos.

A Cootramat é uma cooperativa de iniciativa social que trabalha com a coleta e triagem do material reciclável para beneficiamento e envio aos recicladores.

Desde 1996 aqui em Bauru, a maior parte do material reciclável coletado da cidade vem do trabalho dos catadores cooperados, que realizam a triagem dos materiais recolhidos pelos caminhões da coleta seletiva do SEEMA, que chega até 140 toneladas por mês. E por fim o material triado pelos cooperadores é comercializado com empresas de reciclagem.